Opnião do grupo:

Opinião do Grupo:



Vinícius Alves:

Como vimos neste blog o uso do cultivo da soja no Brasil apresenta várias dificuldades como: pragas, questão ambiental ( no uso de agrotóxicos poluindo o solo,lençol freático, rios, etc.). Já no uso do transgênico vimos uma grande resistência a pragas onde também pode existir um certo uso de agrotóxicos nesse cultivo (plantas OMG’s com resistência a agrotóxicos).
O plantio de transgênico vem crescendo rapidamente, pois apresenta vantagens econômicas (menos gastos com agrotóxicos), ambientais (menos poluição em nosso meio).
Não só na agricultura a soja também vem crescendo muito no cardápio Brasileiro.



Milton Leonardo:

Com o surgimento dos trangênicos obtivemos um grande lucro tanto economicamente (gastos com herbicidas, pesticidas, etc) , na variação do nosso cardápio, menos poluição no nosso meio ambiente (agrotóxicos nos solos e nas águas).
Há ainda pessoas que não aceitam o consumo de OMG’s ( Organismos Modificados Geneticamente), que sempre vai existir, porém achamos que são pessoas desinformadas no assunto. Vimos e tenta-mos esclarecer que os trangênicos apresentam uma quantidade muito grande de benefícios.



Welton Marques:

Em que tentamos mostrar em nosso blog a soja trangênica apresenta suas vantagens (resistência a clima, temperatura, pragas, usa-se normalmente não interferindo em seu gosto, etc.) e suas desvantagens (semente mais cara pode existir um plantio incorreto existindo uma discursam entre a sociedade, etc.).
Em particular, apresentei uma grande vantagem no uso do transgênico tanto para o consumo quanto para plantio, o transgênico em si nada mais é que o melhoramento de sua semente onde vai ajudar no seu estádio de cultivo.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Aspectos Sócio- Econômico da Soja no Brasil

O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, entre 2000 e 2001 produziu em torno de 36 milhões de toneladas de soja, exportou cerca de 13 milhões de toneladas. O Brasil, também o segundo maior exportador de soja do mundo, tem a Europa como seu principal mercado (adquire cerca de 75% das exportações). Se os países que importam soja, e principalmente a Comunidade Européia não aceitar pagar um preço mais alto para a soja livre de transgênicos ( que existe no mercado desde 1996), o Brasil estará perdendo lucros e competitividade em relação aos seus principais competidores: os Estados Unidos e Argentina que plantam soja transgênica reduzindo significantemente os seus custos.
No Brasil o cultivo comercial da soja transgênica ainda está proibido, porém em vista do atrativo lucro com o plantio de soja transgênica, alguns produtores brasileiros estão importando ilegalmente sementes transgênicas da Argentina. Estimativa-se que pelo menos 10% da área total de soja plantada no Brasil é transgênica.

O plantio dessa soja ilegal no Brasil causa várias desvantagens para o país, entre elas:

  • Não há um monitoramento a longo prazo da introdução dessa soja;
  • Não há arrecadação de impostos referentes às sementes ilegais;
  • Não é uma variedade desenvolvida para as condições ambientais brasileiras, o que resulta em menor produtividade; etc.
  • Provável perda de credibilidade pelos importadores: carência de controle da situação interna do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário